Autor Posts

4 de fevereiro de 2016 às 19:14

Como você consegue organizar a sua agenda, criar uma rotina? Possui alguma técnica para conseguir estudar/trabalhar?  Consegue ler um livro até o fim? Como? Vamos compartilhar experiências!

4 de fevereiro de 2016 às 21:18

1-ainda to perdido no fórum.

2-… mas vamos lá.  Sei que sou hiperativo desde criança, mas só comecei um tratamento a pouco tempo.  Organização pra mim só existia em raros momentos de hiperfoco na questão … o que não durava muito, mas depois do medicamento, a vida tem sido bem mais fácil.  Antes, se não fosse de profundo interesse, ler um livro era impossível! Cansei de as 30 primeiras páginas de livros que deixei de lado.

4 de fevereiro de 2016 às 21:56

Boa tarde kelly Almeida

Um jeito que me ajuda a me organizar é pegar um caderno e anotar tudo que tenho que fazer e como fazer com a data de entrega em uma ou mais folhas e ai pelo contexto da situação vejo o que tenho que fazer primeiro e depois passo um grifa texto no que já fiz.Pois  no meu estojo sempre tenho  grifa textos coloridos ou lápis de cor isto me ajuda muito pra trabalho estudo e etc.

Anotar meus afazeres em 1 ou mais folhas  com a data de entrega me ajuda a não me perder porque minha memória não é muito boa e me organizo melhor assim pois agendas comuns nunca funcionou para mim sempre me deixou mais perdida pois eu vivo esquecendo que dias e mês,sequenciar as coisas é dificil então isto de ter que ir a pagina e mês do dia na agenda pra ver os compromissos só neste dia neste processo já me perco completamente então por isto agenda comum não funciona comigo.E tenho sempre um calendário  e horas em destaque na pagina inicial do celular pra me ajudar a ter noção de tempo de forma pratica e rápida  porque tenho dificuldade pois vivo colocando alarme no celular pra me lembrar do que fazer quando estou em casa.

Outra coisa que me ajuda é arrumar a bolsa um dia antes pra não esquecer de nada

Pois todos os lugares que fiz estagio sempre expliquei minhas dificuldades e meus chefes eram um amor de pessoa comigo pois eu explicava pra eles que pra eu ter bom rendimento eles tinham que explicar com calma tudo que eu tinha que fazer e esperar eu ter anotado tudo os afazeres no papel primeiro assim nunca tive problemas a respeito de não ter entendido o que tinha que fazer porque como sou mais lenta com isto todo mundo acabava ganhando porque evitava fazer perguntas repetidas de coisas que já tinham sido ditas em outros dias ajudava a evitar situações chatas.

Quando eu estudo por exemplo matemática física que é algo difícil de entender eu costumo pedir ajuda para alguém me explicar isto me ajuda a manter o foco e tirar as duvidas e através das explicações eu costumo desenhar em 2D ou 3D de forma simples o que eu entendi sobre a matéria pois desenhos vídeos animações me ajuda muito a entender a teoria das coisas que tenho dificuldade.

Para fazer as contas se eu for ter que pensar na teoria junto com as regras da formula e pensar tudo junto o que está acontecendo como a maioria das pessoas que convivo faz eu não consigo resolver então eu fragmento tudo isto e divido as contas em passo 1,passo2,passo 3, isto pra mim funciona.

Eu até hoje na minha vida só conseguir ler 4 livros até o fim e demorou vários dias e semanas pois a maioria dos livros eu lia pulando parte principalmente se era chato .Quando na faculdade eu era obrigada a ler livros artigos e fazer resumo fichamentos eu lia grifava o que era importante e ia fazendo o resumo junto ai o resumo ficava pronto mas semanas depois não lembrava mais do que tinha lido só ficava uns fragmentos desorganizados de lembrança da leitura por isto que montei uma pasta aonde coloco as coisas importantes que se acaso eu esquecer é só ler os resumos das explicações que fiz que me ajuda a lembrar do resto.

Eu não tenho muito ”senso de sitoquio” em conversas então em ambientes de trabalho eu tento ficar mais quieta possível e falar somente o necessário não sei se é certo ou errado fazer isto mas pra mim diminuiu minhas chances de dar ”bola fora ” que mesmo assim acontece de dar bola fora e me arrepender depois mas reduziu muito quando faço isto.

 

 

 

 

 

4 de fevereiro de 2016 às 22:11

Boa tarde  Joaquim

Me identifiquei com o que você disse pois tenho até hoje a mesma dificuldade que você citou  e a medicação pra mim  também me ajudou a ficar mais parada em um lugar fazendo uma lição chata ou lendo um livro mas mesmo assim até muitas vezes quando gosto do que leio me bate aquele sono e cansaço a medicação me ajudou a ficar mais acordada no dia a dia também pois eu tenho tdah também mas no meu caso predomina a desatenção e tenho muita impulsividade.

5 de fevereiro de 2016 às 7:19

Eu não consigo ler um livro, uma apostila da faculdade, um texto de mais de 30 linhas eu me perco no meio do caminho, uma conversa demorada me distraio fácil, não consigo se quer anotar as coisas que tenho que fazer, estou pirando já 🙁

5 de fevereiro de 2016 às 14:53

Muito obrigada pelo feedback de vcs! Estas dicas vão ser muito úteis para quem está aprendendo a lidar agora com o TDAH!

Agora, vou contar um pouco sobre o que tem me ajudado!
Eu seria muito pior se não tivesse conhecido o método Kumon na adolescência ( este método não possui restrição de idade!) ele me ensinou a ser uma pessoa mais organizada ( ou menos desorganizadas) e a ter disciplina. Sem ele, eu jamais pisaria em uma faculdade de engenharia!

Uma das características deste método é o uso de cronômetro para a realização de atividades matemáticas – há Kumon para matemática, japonês, português e inglês – assim, em 5 minutos, por exemplo, eu deveria estar com a atividade pronta e correta. Caso contrário, eu a repetiria até conseguir! Obviamente foi uma tortura. Eu tinha vontade de chorar de desespero rs. Mas o resultado vale SIM a pena.

Recomendo também a técnica que já é conhecido de muitos aqui: Pomodoro.O nome é uma alusão àqueles cronômetros de cozinha em forma de tomate. Esta técnica determina um tempo para realização de atividades, bem como uma pausa programada. Mais informações em:  http://ramonkayo.com/conceitos-e-metodos/o-que-e-tecnica-pomodoro-e-como-funciona

Para leituras, recomendo o uso de mapas mentais. Vou ser sincera: exige disciplina e paciência também, uma vez que a simples leitura de um livro pode levar várias semanas. Confesso que não cheguei a esse nível de disciplina, mas não desistirei! Foi a forma mais eficiente que encontrei para ser aprovada em matérias teóricas com boas notas! (http://esquemaria.com.br/mapas-mentais/)
>>>>Vale a pena investir em canetas coloridas para auxiliar na memorização!<<<

Uma coisa que tem funcionado para mim, é determinar horários para o uso de aplicativos (incluindo whatsapp) . Não vou negar que no início a ansiedade é terrível, mas precisamos nos libertar da necessidade de checar o celular a cada 2 minutos! Use o seu smartphone/ tablet a seu favor! Há bons apps como o Evernote para ajudar a organizar a vida, por exemplo. Pra quem fala inglês, indico demais o app Elevate, pois ele ajuda a turbinar o cérebro (mesmo) com joguinhos que parecem inofensivos, mas são verdadeiros desafios para quem sofre de tdah/ dislexia/discalculia.

Para uma menta saudável é fundamental alinhar atividades físicas com meditação (ou orações, como preferir). É importante conhecer a si, suas limitações e potenciais e adotar uma postura mais positiva. Digo tudo isso pois tem funcionado para mim!

 

19 de fevereiro de 2016 às 6:44

Kelly,

como recém-diagnosticada eu nunca tinha ouvido falar da técnica Pomodoro, mas graças à sua dica tenho conseguido trabalhar melhor do que nunca. Inclusive já encomendei um timer de tomate para me incentivar na organização do tempo.

Muito obrigada!!

 

6 de fevereiro de 2017 às 12:32

Olá pessoal! Tô chegando agora no Fórum e vou compartilhar a minha experiência, que é ligeiramente diferente.

Primeiro queira queria dizer que me senti como o Joaquim no começo e ainda estou achando o layout aqui bem difícil. Mas enfim, voltando ao assunto:

Mesmo quando eu estava tomando Ritalina, tentei me organizar por horários e nunca consegui. Faço muitos trabalhos em casa, então tenho uma flexibilidade muito grande, o que, como vocês devem imaginar, é um grande problema às vezes.

Recentemente conheci um programinha que faz diagrama Gantt e o método kanban. O propósito era aprender a gerir projetos em grupo, mas eu decidi aplicar pro dia a dia. Descobri que funciona melhor pra mim estabelecer metas durante um espaço curto de tempo. Tenho conseguido me organizar e tocar tarefas muito melhor, esquecendo totalmente a pressão por horários.